Inscrição e Seleção de Novos Alunos


Mestrado:

As inscrições ao PPGF/UFRN acontecem em dois períodos anuais, anunciados na página oficial do Programa, através de Editais Específicos. A Seleção se processará com base no histórico escolar da graduação e em um exame de conhecimentos. De forma complementar, serão considerados o curriculum vitae e cartas de recomendação.


Doutorado:

As inscrições para o Doutorado podem ser feitas em qualquer época do ano, conforme o Edital Permanente. A seleção para o Doutorado se processará com base no histórico escolar do Mestrado e em um Plano de Doutorado elaborado, conjuntamente, pelo candidato e por um dos orientadores credenciados no Programa. Serão também considerados para o processo de seleção o Curriculum Vitae e Cartas de Recomendação.

Candidatos ao Doutorado que não tenham completado um curso de Mestrado em Física deverão ser previamente aprovados no Exame Escrito, que é parte do processo seletivo para ingresso no Mestrado do PPGF/UFRN.

Requisitos para a Conclusão do Mestrado

Estar matriculado no Curso há no mínimo 01 (um) ano e no máximo 03 (três) anos, podendo, em casos excepcionais e a critério do Colegiado do Programa de Pós-Graduação (ver Regimento Interno) ter este tempo prorrogado por mais seis meses.

Integralizar pelo menos 20 (vinte) créditos em disciplinas regulares, dos quais 16 (dezesseis) em disciplinas obrigatórias, obtendo um coeficiente de rendimento (CR) total igual ou superior a B.

Ser aprovado em exame de proficiência de língua inglesa, com Nota mínima igual a 6,00 (seis).

Ser aprovado em Exame de Qualificação de Mestrado.

Elaborar e ser aprovado na defesa de uma Dissertação de Mestrado.

Requisitos para a Conclusão do Doutorado

Estar matriculado no Curso há no mínimo 02 (dois) anos e no máximo 05 (cinco) anos, podendo, em casos excepcionais e a critério do Colegiado do Programa de Pós-Graduação (ver Regimento Interno) ter este tempo prorrogado por mais um ano.

Integralizar pelo menos 40 créditos em disciplinas regulares, dos quais 20 em disciplinas obrigatórias, obtendo um coeficiente de rendimento (CR) total igual ou superior a B.

Ser aprovado no exame de proficiência de duas línguas estrangeiras, sendo uma obrigatoriamente o Inglês, podendo a outra ser o Espanhol, o Francês ou o Alemão, com nota mínima 6,00 (seis).

Ser aprovado no Exame Geral de Doutorado, com Nota mínima 6,00 (seis).

Ser aprovado no Exame de Qualificação Pré-Tese, com Nota mínima 6,00 (seis).

Possuir, à época da defesa de tese, pelo menos um trabalho científico na área em que está desenvolvendo o tema, publicado ou aceito para publicação em periódico Qualis ALPHA, ou uma Patente registrada no INPI.

Elaborar e ser aprovado na defesa de uma Tese de Doutorado.